Carnaval no Brasil

A celebração do Carnaval adquiriu diferentes formas nos países que mantiveram essa tradição.

O Brasil foi influenciado pelo Entrudo, festa de rua com origem portuguesa que chegou no nosso país por volta do século XVII, na época da Colonização. Essa festa era praticada por escravos que jogavam farinha, ovo e tinta nas pessoas.

No decorrer dos anos esse estilo de comemoração foi alterado, e no final do século XIX, os primeiros blocos carnavalescos começaram a aparecer.

No início do século XX, o Carnaval tomou dimensões maiores devido a criação das Marchinhas Carnavalescas. As pessoas já começaram a se fantasiar e sair com seus carros pelas ruas desfilando. Com isso, os Carros Alegóricos surgiram.

Nesse contexto, a primeira escola de samba chamada: ‘’Deixa Falar’’, comandada pelo carnavalesco Ismael Silva, surgiu no Rio de Janeiro. Mais tarde ela se tornou a Escola de Samba Estácio de Sá. Foram surgindo novas Escolas, e estas passaram a competir entre si organizadas em Ligas de Escolas de Samba, que deram início aos primeiros campeonatos para verificar qual escola era mais bonita e animada, o que até hoje atrai milhões de turistas para o Rio de Janeiro.

Na Região Nordeste o Carnaval de rua foi preservado, levando todos para dançar e cantar pelas ruas as letras do Frevo, ritmo predominante durante o Carnaval.

Assim, o Carnaval se tornou a festa mais popular do Brasil.